terça-feira, 19 de outubro de 2010

Associação dos recicladores de lixo do Ceará.

Aqui no Ceará, nós temos a Associação dos recicladores do Est. do Ceará, pois é! Nós descobrimos ao pesquisar na internet sobre os orgãos que podem proteger os recicladores de lixo aqui no Ceará. Temos aqui alguns dados sobre a associação.

Endereço

Av Pres Costa Silva, 5542 Conjunto Prefeito José Walter
CEP: 60.864-810
Tel: (85) 3291-1676

O que é reciclável ?

São considerados recicláveis aqueles resíduos que constituem interesse de transformação, que têm mercado ou operação que viabiliza sua transformação industrial. Para citar um exemplo: fraldas descartáveis são recicláveis, mas no Brasil não há essa tecnologia (ainda). Portanto não há destino alternativo aos lixões e aterros sanitários para fraldas descartáveis no Brasil. Logo, fraldas descartáveis não se configuram como materiais recicláveis no nosso contexto. Este exemplo também é bom para demonstrar como não há “receita de bolo”  e a importância de o programa de coleta seletiva ter coerência com a realidade local, isto é, a realidade social, ambiental e econômica.


            Catadores de lixo protestam em defesa de sua profissão.

A dura vida dos Catadores de Lixo

A jornada diária no aterro sanitário de Gramacho, na região metropolitana do Rio de Janeiro, é um inferno para os 5 mil catadores de lixo que ganham a vida entre toneladas de resíduos, apesar da concorrência dos urubus e de sua própria fome.
Os catadores de lixo são a base de uma pirâmide de trabalho ameaçada por técnicas de reciclagem que começaram a ser incorporar pelas grandes indústrias.
O "Lixão" ocupa uma área de um milhão de metros quadrados nas margens da Baía de Guanabara, e recebe uma média diária de 10 mil toneladas de resíduos vindos do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nilópolis e São João de Meriti. Volume que equivale a 85% do lixo urbano gerado a cada dia no Rio de Janeiro.O lixão ferve a qualquer hora do dia, mas ninguém parece preocupado. A obsessão é encontrar uma garrafa aqui, uma lata ou um pedaço de ferro ali, ou um papel acolá."Esse é o trabalho mais sacrificado do mundo. O trabalho sujo que ninguém quis fazer", disse o presidente da Associação de Catadores de Gramacho, Paulo Roberto Gesteira de Souza.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

                     Os catadores de lixo de São Paulo são organizados e alguns bastante politizados!
                                                       Olha a quantidade de plásticos !

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Catadores de lixo com geradores de renda

O objetivo deste trabalho é analisar como a exclusão social leva à elaboração de mecanismos de consecução da satisfação das necessidades básicas. A hipótese é que as necessidades de nutrição, reprodução, conforto, segurança, movimento, crescimento e saúde levam ao desencadeamento de um processo de Criatividade Cultural que tem como produto estratégias de sobrevivência: essas visam à obtenção de renda e são nutridas pelos modos de condução da sociedade. O modelo de desenvolvimento econômico, com suas características excludentes e perdulárias de recursos, ao mesmo tempo em que exige mais criatividade na elaboração das estratégias de sobrevivência, coloca-as no patamar da miserabilidade por serem elas somente tentativas de driblar a fome e a ausência da estrutura necessária à vida. Essas idéias são demonstradas através de uma pesquisa etnográfica dos catadores de lixo que atuam nas ruas e no depósito de lixo da cidade de Maceió. Esses se valem do lixo urbano como instrumento viabilizador de obtenção de renda para a satisfação de suas necessidades básicas. A catação de lixo é tratada como uma estratégia de sobrevivência sustentada pelo modelo de desenvolvimento econômico que incentiva o desperdício de recursos, reificado no manejo do lixo urbano no país. Mostra-se, no trabalho, toda a estrutura extra-oficial movida pelo trabalho da catação de lixo, a qual é responsável por um grau significativo de recuperação de materiais recicláveis. No entanto, o desconhecimento dessa realidade fático e os preconceitos existentes na relação da sociedade com o lixo, colocam os catadores numa situação de estigmatizados, esvaziando a importância do trabalho que realizam. Conclui-se que o trabalho de catação de lixo é importante na gestão do lixo urbano na cidade: no campo social, tem seu valor enquanto gerador de renda; e na área ambiental, pela redução do desperdício. Por isso mesmo, a situação dos catadores de lixo, enquanto símbolos da degradação humana, deve ser revista e, mais do que isso, ela deve ser redimensionada.

Deveria ser uma das profissoes mais bem pagas do planeta !

São eles que nos ajudam a reciclar, separar o lixo, a melhorar a saude do planeta, mas são os mesmos que são descriminados, chamados de ladrões, explorados e mal pagos pela sociedade, no nosso modo de pensar, isso parece não estar certo, mas esse é infelizmente um triste capítulo da nossa realidade.
Essa é a nossa primeira postagem, o nosso blog irá retratar a difícil realidade, rotina e os preconceitos sofridos pelos catadores de lixo.



Clara Lasserre e Glória Braga.